Quinta-feira, 22 de Maio de 2008

Reflexão - Como será a cidade daqui a 50 anos?

 Se perguntarmos aos nossos avós que sempre viveram em Almada como era a zona há 50 anos atrás ficaremos, de certo, surpreendidos, com a resposta. Em primeiro lugar, Almada ainda nem sequer era cidade, o que comprova toda a evolução que tem vindo a sofrer ao longo dos anos. Era uma zona muito mais rural e, ainda hoje, há vestígios disso.

Daqui a 50 anos, certamente, que muito irá mudar. O mundo está cada vez mais virado para as novas tecnologias e todas elas convergem para o progresso de uma cidade. Se há alguns anos atrás, aquando da existência de quintas em Almada, o Metro Sul do Tejo era impensável, hoje faz parte do nosso dia a dia. O relativamente recente Teatro Municipal, veio ocupar uma zona deserta e, pode dizer-se até, mal aproveitada. Possivelmente nunca se pensou nesta infra estrutura a ocupar esta zona e houve até alguma controvérsia. No entanto, hoje é regularmente frequentada e já faz parte da ocupação dos tempos livres da população.
É provável que alguém que abandone a cidade hoje e volte daqui a 50 anos, não reconheça alguns dos locais da mesma. A cada instante surgem novas ideias, novos projectos e, embora estes só sejam postos em prática a longo prazo, 50 anos é muito tempo para que a cidade se modifique bastante se não mesmo por completo. Nem será preciso pensar a tão longo prazo, 15 anos são já muitos para alterar a cidade que hoje conhecemos. Certamente, que projectos como Almada Nascente e a recuperação da zona do Ginjal farão já parte integrante da vida da população nessa altura. Hoje, ao passarmos nestas zonas e cientes destes projectos, sabemos que serão zonas alteradas no futuro e podemos até imaginar à nossa maneira como ficarão. Porém, quando concluídos os projectos voltaremos a estar no mesmo local com ar surpreso pois, certamente, foram superadas as nossas expectativas.

Tudo vai mudando progressivamente e só assim a cidade pode crescer e evoluir. Se antigamente a cidade estava adaptada às necessidades da população, a cada vez maior necessidade de criar facilidades e meios adaptados à vida moderna fez com que fossem postos em prática projectos nesse sentido. São estes projectos que dotam a cidade de crescente criatividade.

 

Sentimo-nos:: No futuro!
publicado por almadajovem às 23:41
link do post | comentar | favorito

Almada Jovem


Sobre nós

Adiciona-nos

. 9 seguidores

Pesquisar neste blog

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts recentes

O nosso poster!

O fim? Não! Um começo!

Tudo o que fizémos no nos...

Contagem decrescente!

Entrevista - Projecto Eur...

Reflexão - Como será a ci...

Últimos retoques!

Reflexão - "Para haver in...

Colóquio Criativo "Cidada...

Conferência!

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Links