Quarta-feira, 23 de Abril de 2008

Reflexão – qual a importância da dinamização cultural para os jovens?

Todas as actividades/eventos culturais que propusemos no post anterior se destinam a uma maior interacção cultural entre os jovens e a oferta nesta área que Almada apresenta ou poderia apresentar.

Desde a fase inicial que destacámos o tema da cultura, principalmente porque achámos que este era um aspecto essencial a ter em conta numa cidade. Como nos propusemos desde logo a melhorar e fazer sugestões para tornar Almada uma cidade mais atractiva para os jovens, reforçámos ainda mais a ideia que esta seria uma área essencial para dinamizar.

E isto porquê?

A cultura é parte integrante de uma comunidade, faz parte do dia a dia da população, da interacção entre os membros da sociedade, das ligações entre eles, das diversas formas de pensar e sentir e de todas as maneiras de exteriorizar as emoções e os pensamentos.

A cultura constrói-se com base na imaginação, nos conhecimentos, no espírito crítico e em todas as capacidades de que o ser humano é dotado.

O crescimento de uma cidade tem como um dos pilares fundamentais a cultura, pois nela assenta toda a dinamização de uma região, todas as formas de expressão artística de um determinado conjunto de pessoas. É assim que nascem as tradições, os costumes e os hábitos que caracterizam e destacam as diversas populações, as várias cidades dentro de um país ou até mesmo pequenas áreas dentro de uma mesma cidade.

Assim, se os jovens tiverem consciência do quanto importante é a cultura para dinamizar a sua cidade, poderão desenvolver no futuro um excelente trabalho de promoção da mesma. A cultura torna-se essencial não só no progresso enquanto unidade fundamental para o desenvolvimento cultural de cada indivíduo através da aquisição de novos conhecimentos, mas também através do incentivo à visita de pessoas exteriores à cidade que enquanto adquirem novos conhecimentos culturais, podem também elas contribuir com novas formas de cultura.

 

As simples propostas que fazemos podem vir a mostrar-se fundamentais no futuro e no progresso!

Sentimo-nos:: Explosão de ideias!
publicado por almadajovem às 23:25
link | comentar | favorito

Almada Jovem


Sobre nós

Adiciona-nos

. 9 seguidores

Pesquisar neste blog

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts recentes

O nosso poster!

O fim? Não! Um começo!

Tudo o que fizémos no nos...

Contagem decrescente!

Entrevista - Projecto Eur...

Reflexão - Como será a ci...

Últimos retoques!

Reflexão - "Para haver in...

Colóquio Criativo "Cidada...

Conferência!

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Links

Em destaque no SAPO Blogs
pub