Quarta-feira, 23 de Abril de 2008

Reflexão – qual a importância da dinamização cultural para os jovens?

Todas as actividades/eventos culturais que propusemos no post anterior se destinam a uma maior interacção cultural entre os jovens e a oferta nesta área que Almada apresenta ou poderia apresentar.

Desde a fase inicial que destacámos o tema da cultura, principalmente porque achámos que este era um aspecto essencial a ter em conta numa cidade. Como nos propusemos desde logo a melhorar e fazer sugestões para tornar Almada uma cidade mais atractiva para os jovens, reforçámos ainda mais a ideia que esta seria uma área essencial para dinamizar.

E isto porquê?

A cultura é parte integrante de uma comunidade, faz parte do dia a dia da população, da interacção entre os membros da sociedade, das ligações entre eles, das diversas formas de pensar e sentir e de todas as maneiras de exteriorizar as emoções e os pensamentos.

A cultura constrói-se com base na imaginação, nos conhecimentos, no espírito crítico e em todas as capacidades de que o ser humano é dotado.

O crescimento de uma cidade tem como um dos pilares fundamentais a cultura, pois nela assenta toda a dinamização de uma região, todas as formas de expressão artística de um determinado conjunto de pessoas. É assim que nascem as tradições, os costumes e os hábitos que caracterizam e destacam as diversas populações, as várias cidades dentro de um país ou até mesmo pequenas áreas dentro de uma mesma cidade.

Assim, se os jovens tiverem consciência do quanto importante é a cultura para dinamizar a sua cidade, poderão desenvolver no futuro um excelente trabalho de promoção da mesma. A cultura torna-se essencial não só no progresso enquanto unidade fundamental para o desenvolvimento cultural de cada indivíduo através da aquisição de novos conhecimentos, mas também através do incentivo à visita de pessoas exteriores à cidade que enquanto adquirem novos conhecimentos culturais, podem também elas contribuir com novas formas de cultura.

 

As simples propostas que fazemos podem vir a mostrar-se fundamentais no futuro e no progresso!

Sentimo-nos:: Explosão de ideias!
publicado por almadajovem às 23:25
link do post | comentar | favorito

Onde estamos?


Ver mapa maior

Almada Jovem


Sobre nós

Adiciona-nos

. 9 seguidores

Pesquisar neste blog

O que achas do nosso blog?
Muito Bom
Bom
Razoavel
Pouco Criativo
  
pollcode.com free polls

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts recentes

O nosso poster!

O fim? Não! Um começo!

Tudo o que fizémos no nos...

Contagem decrescente!

Entrevista - Projecto Eur...

Reflexão - Como será a ci...

Últimos retoques!

Reflexão - "Para haver in...

Colóquio Criativo "Cidada...

Conferência!

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Links