Todas as actividades/eventos culturais que propusemos no post anterior se destinam a uma maior interacção cultural entre os jovens e a oferta nesta área que Almada apresenta ou poderia apresentar.
Desde a fase inicial que destacámos o tema da cultura, principalmente porque achámos que este era um aspecto essencial a ter em conta numa cidade. Como nos propusemos desde logo a melhorar e fazer sugestões para tornar Almada uma cidade mais atractiva para os jovens, reforçámos ainda mais a ideia que esta seria uma área essencial para dinamizar.
E isto porquê?
A cultura é parte integrante de uma comunidade, faz parte do dia a dia da população, da interacção entre os membros da sociedade, das ligações entre eles, das diversas formas de pensar e sentir e de todas as maneiras de exteriorizar as emoções e os pensamentos.
A cultura constrói-se com base na imaginação, nos conhecimentos, no espírito crítico e em todas as capacidades de que o ser humano é dotado.
O crescimento de uma cidade tem como um dos pilares fundamentais a cultura, pois nela assenta toda a dinamização de uma região, todas as formas de expressão artística de um determinado conjunto de pessoas. É assim que nascem as tradições, os costumes e os hábitos que caracterizam e destacam as diversas populações, as várias cidades dentro de um país ou até mesmo pequenas áreas dentro de uma mesma cidade.
Assim, se os jovens tiverem consciência do quanto importante é a cultura para dinamizar a sua cidade, poderão desenvolver no futuro um excelente trabalho de promoção da mesma. A cultura torna-se essencial não só no progresso enquanto unidade fundamental para o desenvolvimento cultural de cada indivíduo através da aquisição de novos conhecimentos, mas também através do incentivo à visita de pessoas exteriores à cidade que enquanto adquirem novos conhecimentos culturais, podem também elas contribuir com novas formas de cultura.
As simples propostas que fazemos podem vir a mostrar-se fundamentais no futuro e no progresso!