Segunda-feira, 7 de Abril de 2008

Projectos em curso

Estamos prestes a começar a apresentar as nossas propostas para esta última etapa do projecto as quais temos vindo a discutir e planear afincadamente!

Temos muitas ideias para aproveitar o potencial que os locais que propomos melhorar oferecem porque acima de tudo queremos que Almada seja uma cidade mais criativa.

Algumas das áreas que inicialmente (na fase de diagnóstico da cidade) pensámos melhorar encontravam-se já abrangidas por projectos que visam o seu melhoramento. Assim, decidimos dirigir as nossas propostas para outras temáticas igualmente com grande potencial de aproveitamento mas com menos iniciativas e projectos envolventes.

Apresentamos, agora, alguns dos projectos que estão em curso e que se referem a áreas de grande importância para apostar num futuro dinâmico e criativo, destacando o grande potencial da cidade de Almada.

 

Lisnave – Almada Nascente


 

O projecto, terá a assinatura de Richard Rogers, o homem que projectou o novo aeroporto de Madrid, o Centro George Pompidou em Paris e que venceu o prémio Pritzer (o Nobel da arquitectura) em 2007

 

O projecto de construção prevê-se em 20 anos – com habitação qualificada e social, comércio, escritórios, escolas e um Museu Nacional da Indústria Naval.

Nos 115 hectares em questão poderão viver dentro de 20 anos 15 mil pessoas, mais 9 mil do que as actuais.

 

Metro Sul do Tejo – Nova praça S. João Baptista

 

 

Almada vai ganhar uma nova Praça São João Baptista.
A intervenção do Metro já se encontra nesta zona da cidade, onde decorrem as obras de modernização das infra-estruuras, seguindo-se a requalificação dos espaços exteriores.

A Praça será modernizada com 18 novas árvores, novo mobiliário urbano, novo pavimento, nova iluminação pública e duas fontes. Frente à Praça ficará localizada uma paragem do Metro Sul do Tejo.

 

Polis – Costa da Caparica

(já referido no blog num dos posts anteriores)

 

O Polis da Costa da Caparica é um programa de requalificação urbana e a valorização ambiental desta freguesia do concelho de Almada, que abrange uma área total de 650 hectares.

Entre outras acções, o Polis prevê a remodelação do actual paredão, a requalificação do espaço público na frente de praias e a criação de áreas de desporto e de lazer e várias unidades hoteleiras com cerca de mil camas.

O programa contempla ainda a construção de novos parques de campismo, novo mercado municipal, reestruturação do Bairro do Campo da Bola, criação de mais espaço para os peões e relocalização do traçado do comboio de praia - transpraia.

 

Recuperação da zona do Ginjal, Castelo de Almada e Quinta do Almaraz

 

 

Articular o Cais do Ginjal e a Quinta do Almaraz, actualmente "devolutos, sem uso e praticamente sem actividade" é um dos objectivos do estudo de desenvolvimento estratégico, da autoria do arquitecto Samuel Torres. O estudo abarca uma área de 175 hectares, englobando a zona do Cais do Ginjal (em Cacilhas), a zona do Castelo de Almada e a Quinta do Almaraz (propriedade da câmara Municipal de Almada).

O principal desafio é fazer com que os três espaços "passassem a constituir um só e a ser parte da cidade", segundo o responsável do estudo.

O estudo será analisado pelos serviços da autarquia, e aponta para a recuperação da zona do Ginjal aliadas a actividades económicas baseadas na criatividade e na tecnologia, para a Quinta do Almaraz um centro de interpretação arqueológica e hotelaria de pequena escala para a zona do Castelo.
 

Sentimo-nos:: Com toda a informação em dia!
publicado por almadajovem às 20:28
link do post | comentar | favorito

Almada Jovem


Sobre nós

Adiciona-nos

. 9 seguidores

Pesquisar neste blog

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts recentes

O nosso poster!

O fim? Não! Um começo!

Tudo o que fizémos no nos...

Contagem decrescente!

Entrevista - Projecto Eur...

Reflexão - Como será a ci...

Últimos retoques!

Reflexão - "Para haver in...

Colóquio Criativo "Cidada...

Conferência!

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Links