Hoje vamos fazer uma pequena referência à SFUAP, uma sociedade com uma grande variedade de actividades desportivas.
Antes de procedermos às propostas e sugestões para melhorar a cidade, nomeadamente na àrea do desporto, é essencial conhecer as instalações desportivas já existentes e, sem dúvida, a SFUAP é um marco e uma referência nesta àrea.
A Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) foi fundada em 23 de Outubro de 1889 por um grupo de residentes da Cova da Piedade, de onde se destacavam operários corticeiros.
A instalação de empresas de construção naval na região, na década de quarenta do século XX, deu origem a uma maior ligação entre o diverso operariado, consolidando o espírito do associativismo em redor da colectividade, que conheceu apreciável incremento nas suas actividades.
Após a Revolução de Abril, a Sociedade renasce (após uma época difícil com a intervenção da PIDE através de perseguições e pressões junto de associados e dirigentes) e ganha posição de referência no associativismo almadense.
Possui um leque muito variado de actividades culturais, destacando-se nomeadamente em actividades desportivas. Foi uma das primeiras a fomentar o ensino da natação, actividade que hoje mantém com cerca de 2.500 alunos. Tem fomentado diversas actividades, como judo, atletismo, yoga e aikido, sendo as mais representativas a ginástica e a natação.
Fonte: www.almadadigital.pt (Adaptado)
ALMADA
LASA