Sexta-feira, 23 de Maio de 2008

Entrevista - Projecto EuroLifeNet

 

Uma vez concluída a etapa das propostas apresentamos uma entrevista relacionada com os jovens mas de carácter mais geral, sem se relacionar especificamente com as nossas temáticas.
 
Entrevistámos, assim, um jovem investigador integrado no Projecto EuroLifeNet e ficamos muito satisfeitas com as respostas obtidas!
 
 
O Programa EuroLifeNet é uma cooperação inovadora entre cientistas, técnicos, estudantes e professores que, recorrendo às mais sofisticadas tecnologias, tornaram possível medir a qualidade do ar (partículas PM 2,5) de forma muito mais completa do que a obtida apenas pelos processos tradicionais.
Devido ao seu reduzido tamanho, as partículas PM 2,5 infiltram-se com maior facilidade nos alvéolos pulmonares pelo que o controlo das suas concentrações no ar que respiramos é fundamental.
 
   
 
1.    Quais os motivos que te levaram a participar neste projecto?
 
Participei neste projecto pois, desde logo, me cativou bastante a ideia inovadora de conciliar uma investigação cientifíca com a cidadania, possibilitando o contacto directo da população, com aparelhos e dados relativos a um problema que nos toca a todos, a poluição atmosférica.
 
2.    Quais os teus principais objectivos com a participação no mesmo?
 
A finalidade deste projecto, pelo menos a tarefa que nos foi incutida, era recolher o máximo de dados possível para, posteriormente, serem analisados e retiradas as respectivas conclusões. Para tal foi-nos fornecido o aparelho que fazia a medição de 10 em 10 segundos e um GPS que registava, permanentemente, a nossa localização sendo possível, deste modo, localizar os locais onde, possivelmente, haveria uma maior concentração das PM 2,5.
Os meus principais objectivos são que a recolha tenha sido bem efectuada, e que com os dados recolhidos seja possível retirar conclusões sobre a concentração destas partículas nocivas nas nossas ruas e casas. Assim sendo alertava-se toda uma população sobre os perigos que “nos acompanham” todos os dias e, talvez, seja possível reduzir todas estas emissões, com medidas preventivas por parte da Câmara.
 
3.    Qual a importância da participação dos jovens em projectos como este?
 
Como fora dito pelo Papa João Paulo II, “Os jovens são o futuro do mundo”. Como tal penso ser importante alertar as camadas mais jovens para todos os problemas que são presenças habituais nos noticiários, aquecimento global, poluição,… Para que um dia mais tarde não sejam cometidos os mesmos erros que se estão a cometer nos dias de hoje.
Daí ter a certeza que é de fulcral importância a participação dos jovens em projectos cientificos como este. Não só têm uma maior consciencialização sobre os números, estatisticas, como podem “passar a palavra” sobre o que se faz nestas áreas de investigação e sensibilizar a sua comundidade para um problema tão real como a poluição atmosférica.
 
4.    Em relação a Almada, o que concluíram quanto à qualidade do ar?
 
Ao longo de toda a investigação levada a cabo por nós, alunos, foi possível contactar directamente com outros jovens investigadores. Esses “investigadores” estavam a fazer o mesmo trabalho de recolha de informação que nós, mas nas suas respectivas áreas de residência, Ponta de Lima, Açores e mesmo Milão.
Os resultados que obtivemos não divergiram muito dos das restantes zonas analizadas. Os locais interiores (residencias, escolas) revelaram uma maior concentração destas partículas nocivas que os locais exteriores (ruas). Estes “picos” de concentrações eram mais elevados junto da cozinha, perto de fumadores e de tráfego. Nas ruas de Almada foram detectadas zonas com predominância das PM 2,5, nomeadamente, a Avenida que liga Cacilhas ao Centro Sul, muito por causa, das obras do metro sul do tejo e do excessivo tráfego que ali circula todos os dias.
O nosso ar, apesar de não ser um dos mais poluidos, poderia ser bastante melhor se houvesse uma maior preocupação por parte das autoridades competentes.
 
5.    Pensas que os jovens, actualmente, se preocupam com questões ambientais?
 
As questões ambientais têm sido tema recorrente nos media, nas escolas,… por isso, penso que tem havido uma maior tomada de consciência por parte dos jovens e uma maior sensibilização para estes problemas. Daí considerar que há uma maior preocupação por parte da juventude com o “seu futuro”, um futuro que não está muito longe e poderá ser colocado em causa se nada for feito. Está nas “nossas mãos” o futuro do Planeta.
 
6.    Em que medida os jovens podem contribuir para melhorar o ambiente da sua cidade?
 
O jovens de Almada, por exemplo, têm que se habituar a ser parte activa da discussão de um problema, não deixar os outros decidir por si, intervindo na resolução de qualquer questão que se levante.
Existem gestos tão simples que são, constantemente mencionados, mas que não custa relembrar. Deslocar-se a pé ou de bicicleta para a escola poderá reduzir o número de automóveis em circulação e, deste modo, as emissões de gases poluentes.
Tomar conhecimento dos projectos que a Câmara possuí e participar activamente na sua realização. A sensibilização é um factor importantissimo e que está ao alcance de qualquer jovem interessado. Uma população informada é uma população cooperadora.
Juntos poderemos melhorar o ar que respiramos e tornar o nosso quotidiano e, até memso, o nosso futuro mais sorridentes.
 
7.    Na tua opinião, Almada aposta e incentiva os jovens em actividades nas diversas áreas?
 
Cada vez mais, Almada, é um concelho onde dá gosto morar. Tem havido, por parte das entidades competentes, uma tentativa de dinamizar os jovens para mais diversas áreas. Hoje temos infra-estruturas que nos possibilizam a prática dos mais diversos desportos, foram criadas oficinas que incentivam os “jovens talentos” a expressarem-se e a mostrarem o seu valor. Toda uma colectânea de actividades que incentivam um desenvolvimento humano e social por parte dos jovens almadenses.
Sentimo-nos:: Comunicativas!
publicado por almadajovem às 00:26
link | comentar | favorito
2 comentários:
De João Matos a 28 de Maio de 2008
Muito interessante esta entrevista. Muito se aprende neste blog.
De Repsol a 28 de Maio de 2008
és empr bom saber das actividades que se vão passando na nossa cidade. Mui fixe a vossa ideia da entrevista. Parabens

Comentar post

Almada Jovem


Sobre nós

Adiciona-nos

. 9 seguidores

Pesquisar neste blog

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts recentes

O nosso poster!

O fim? Não! Um começo!

Tudo o que fizémos no nos...

Contagem decrescente!

Entrevista - Projecto Eur...

Reflexão - Como será a ci...

Últimos retoques!

Reflexão - "Para haver in...

Colóquio Criativo "Cidada...

Conferência!

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Links

Em destaque no SAPO Blogs
pub