Quinta-feira, 22 de Maio de 2008

Reflexão - Como será a cidade daqui a 50 anos?

 Se perguntarmos aos nossos avós que sempre viveram em Almada como era a zona há 50 anos atrás ficaremos, de certo, surpreendidos, com a resposta. Em primeiro lugar, Almada ainda nem sequer era cidade, o que comprova toda a evolução que tem vindo a sofrer ao longo dos anos. Era uma zona muito mais rural e, ainda hoje, há vestígios disso.

Daqui a 50 anos, certamente, que muito irá mudar. O mundo está cada vez mais virado para as novas tecnologias e todas elas convergem para o progresso de uma cidade. Se há alguns anos atrás, aquando da existência de quintas em Almada, o Metro Sul do Tejo era impensável, hoje faz parte do nosso dia a dia. O relativamente recente Teatro Municipal, veio ocupar uma zona deserta e, pode dizer-se até, mal aproveitada. Possivelmente nunca se pensou nesta infra estrutura a ocupar esta zona e houve até alguma controvérsia. No entanto, hoje é regularmente frequentada e já faz parte da ocupação dos tempos livres da população.
É provável que alguém que abandone a cidade hoje e volte daqui a 50 anos, não reconheça alguns dos locais da mesma. A cada instante surgem novas ideias, novos projectos e, embora estes só sejam postos em prática a longo prazo, 50 anos é muito tempo para que a cidade se modifique bastante se não mesmo por completo. Nem será preciso pensar a tão longo prazo, 15 anos são já muitos para alterar a cidade que hoje conhecemos. Certamente, que projectos como Almada Nascente e a recuperação da zona do Ginjal farão já parte integrante da vida da população nessa altura. Hoje, ao passarmos nestas zonas e cientes destes projectos, sabemos que serão zonas alteradas no futuro e podemos até imaginar à nossa maneira como ficarão. Porém, quando concluídos os projectos voltaremos a estar no mesmo local com ar surpreso pois, certamente, foram superadas as nossas expectativas.

Tudo vai mudando progressivamente e só assim a cidade pode crescer e evoluir. Se antigamente a cidade estava adaptada às necessidades da população, a cada vez maior necessidade de criar facilidades e meios adaptados à vida moderna fez com que fossem postos em prática projectos nesse sentido. São estes projectos que dotam a cidade de crescente criatividade.

 

Sentimo-nos:: No futuro!
publicado por almadajovem às 23:41
link | comentar | favorito

Almada Jovem


Sobre nós

Adiciona-nos

. 9 seguidores

Pesquisar neste blog

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts recentes

O nosso poster!

O fim? Não! Um começo!

Tudo o que fizémos no nos...

Contagem decrescente!

Entrevista - Projecto Eur...

Reflexão - Como será a ci...

Últimos retoques!

Reflexão - "Para haver in...

Colóquio Criativo "Cidada...

Conferência!

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Links

Em destaque no SAPO Blogs
pub