Sábado, 10 de Maio de 2008

Baú das recordações...

1984. 24 anos passaram desde então. O que terá mudado na nossa cidade? Quais eram os projectos que, na altura, estavam prestes a ser desenvolvidos?

Abrimos o baú das recordações e encontrámos uma entrevista bastante interessante com o Presidente da Câmara José Martins Vieira. Aqui ficam algumas questões que se relacionam com as temáticas que abordámos.
 
-         Quais as principais carências de equipamentos colectivos?
 
A grande carência é no campo do desporto. O concelho tem hoje uma população que ultrapassa os 180.000 habitantes e não possui um pavilhão gimno-desportivo municipal.
 
-         Relativamente aos equipamentos desportivos estarão previstas algumas unidades neste domínio?
 
Sim. A cidade desportiva tem já o estudo prévio executado. No corrente ano, a grande acção da Câmara vai ser que esses terrenos venham à nossa posse.
 
-         Mais especificamente quais os equipamentos previstos para a cidade desportiva?
 
Está prevista uma área de 35ha e os equipamentos são os seguintes: estádio municipal com capacidade para 35 a 45 mil pessoas, uma pista de atletismo, duas piscinas, uma delas coberta, pista de treinos, 4 courts de ténis, parqueamentos, enfim um complexo para o desporto integrado.
 
-         Está também previsto um parque urbano. Para quando o início do projecto e a sua respectiva conclusão?
 
O projecto já existe, temos todos os materiais técnicos para iniciar a construção do parque urbano. O problema põe-se na aquisição de terrenos. O nosso parque urbano terá cerca de 64ha. É do tipo Central Park, de Nova York, na sua fase original. Vamos procurar manter o máximo de natureza sem grandes equipamentos. Será essencialmente uma zona verde, de recreio e lazer. Está também previsto um lago e essencialmente, aproveitar as condições naturais do terreno.
 
-         E em relação à cultura?
 
A parte cultural para nós, tem sido um sector de vanguarda. Não nos preocupamos só com a estrada, a escola, o saneamento, mas também com os aspectos culturais. A biblioteca, a sala de exposições, enfim tudo o que diz respeito à cultura, é para nós “um menino querido”, porque pensamos que faz parte determinante da vida de um cidadão.
 
-         Pensa que com todos estes projectos, Almada perderá a sua característica de cidade periférica de Lisboa?
 
Com o desenvolvimento da cidade, não há dúvida nenhuma que a tendência será para diminuir essa característica de “cidade dormitório”. Mas haverá sempre pessoas a deslocarem-se para Lisboa, para o Barreiro, para o Seixal, etc. A nossa preocupação é fixar as populações que trabalham no concelho mas residem fora dele. A situação não vai, nem pode modificar-se de um momento para o outro, é uma questão que leva mais de que um ou dois mandatos.
 
27/Abril/1984, Crescimento e periferização da cidade de Almada, Edição da CÂMARA Municipal (adapt)
 
É extremamente interessante verificar que projectos que se pensaram no passado, foram realmente postos em prática e alguns deles têm hoje uma importância fundamental na vida da população. Está nas mãos dos jovens, como cidadãos activos, fazer hoje projectos que no futuro darão igualmente o seu contributo para o progresso da sua cidade.
 
Sentimo-nos:: Bem sucedidas!
publicado por almadajovem às 22:12
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De João Matos a 12 de Maio de 2008 às 10:11
Muito interessante esta entrevista de 1984. Ainda bem que os projectos propostos se concretizam para tornar Almada uma cidade onde apetece cada vez mais viver.

Comentar post

Onde estamos?


Ver mapa maior

Almada Jovem


Sobre nós

Adiciona-nos

. 9 seguidores

Pesquisar neste blog

O que achas do nosso blog?
Muito Bom
Bom
Razoavel
Pouco Criativo
  
pollcode.com free polls

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts recentes

O nosso poster!

O fim? Não! Um começo!

Tudo o que fizémos no nos...

Contagem decrescente!

Entrevista - Projecto Eur...

Reflexão - Como será a ci...

Últimos retoques!

Reflexão - "Para haver in...

Colóquio Criativo "Cidada...

Conferência!

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Links